2º Passo - Compra dos equipamentos.

13/07/2010 20:57

Bom, já tendo feito a escolha da fauna e do seu tipo de aquário, agora é a hora de comprar os equipamentos! Você, para ter um aquário em boas condições, irá precisar de: filtro, termostato, termômetro, a iluminação e os teste de parâmetros da água. Filtro: este é super importante, para o aquário já que ajuda a manter a qualidade da água. Existem diversos tipos de filtragem, entre eles: filtragem química, filtragem mecânica e filtragem biológica. É de extrema impotância existirem todos os tipos de filtragem no aquário, já que eles estão ligados entre sí, a filtragem mecânica retira os resíduos da água, a química retira as substâncias tóxicas presentes na água e a filtragem biológica faz com que bactérias nitrificantes se fixem e aumentem sua população no aquário assim, fazendo mais fácil o ciclo que transforma amônia em nitrito e nitrito em nitrato, e esse por sua vez é retirado do aquário por Trocas Parcias de Água, as chamdas TPA's, assunto que trataremos mais pra frente. Existem também muitos tipos de filtros, entre eles estão os filtros internos, filtros externos, filtros canister e sumps.

Filtro Interno:

O filtro interno consiste em um corpo de plástico, uma esponja que serve para filtragem dos resíduos e fixação das bactérias e uma caixa com carvão ativado ou anéis de cerâmica. O carvão serve para a filtragem da água mantendo-a sem cheiro e com qualidade, já a cerâmica serve para a fixação de bactérias.

 

Filtro Externo:

O filtro externo consiste em, um corpo de plástica que fica pendurado no vidro do aquário. Dentro dele há espaço para colocar mídias filtrantes de sua preferência ou ainda sim alguns já vez com uma espécie de "lã" com lugar para encaixe. Você pode colocar perlon, cerâmica ou carvão.

 

Filtro Canister:

O filtro canister consiste em uma caixa com vários compartimentos para colocar mídias filtrantes, por exemplo: perlon, cerâmica, perlon, carvão ativado, perlon, cerâmica, perlon e carvão ativado. Pra mim é um dos melhores filtros, falando-se de grandes aquários.

 

Sump:

O sump consiste em um sistema de filtragem feito por você mesmo (FVM ou DIY). É considerado um bom sistema de filtragem já que você mesmo escolhe a quantidade e o lugar de cada mídia filtrante. É mais comum encontrá-los em aquários marinhos ou aquários de grande porte.

Bom, agora vamos falar sobre a importãncia do termostato. Manter a temperatura da água sempre estável e no parâmetros de seus peixes é muito importante para o sucesso de seu aquário. A temperatura muito baixa pode causar incômodo, seguido da morte do peixe, e também bruscas queda da mesma, podem causar íctio, uma doença que pode matar. A temperatura alta é usada por alguns criadores para que os alevinos aumente seu metabolismo e consequentemente fiquem maiores mais rápido. Juntamente com a impotância do termostato vem a importância do termometro que faz com que você possa verificar se seu termostato está funcionando de maneira correta e deixando a temperatura constante.

Os testes para verificar os parâmetros da água são muito importantes para o sucesso do aquário também, já que por eles podemos observar se a amônia, o nitrto e o nitrato, estão dentro dos parâmetros corretos, e também um teste muito importante é o de pH que mostra se a água está ácida (abaixo de 7.0), neutra (7.0) ou alcalina (acima de 7.0).

A iluminação é um fator muito importante, principalmente nos plantados por deixar as plantas saudáveis (assunto que será discutido depois), e também faz muito bem aos peixes e realçam muito as cores dos mesmos, por exemplo: lampada rosa, realça peixes com cores mais claras, cores mais puxadas para o rosa mesmo, já a lampada azul, realça peixes com cores mais escuras, cores mais puxadas pro azul mesmo...

Aqui terminamos este post.

EM BREVE: TUDO SOBRE PLANTADOS!!!!!! ---- CUIDADOS COM O AQUÁRIO!!!!!!

Arthur Lawall