Tudo sobre plantados!!!

21/08/2010 23:17

 

Aquários plantados,

Sempre bonitos e atrativos os aquários plantados são desejados por muitos aquaristas iniciantes, e porque não montar um?

Para montar um plantado, você tem que ter no substrato uma camada fértil, uma camada inerte, injeção artificial de CO2 (gás carbônico) e uma boa iluminação.

A camada fértil é formada por humos e laterita ou por algum substrato industrializado, a camada inerte serve para separar a camada fértil da coluna d’água (alguns substratos industrializados não necessitam de camada inerte) porque se elas entrarem em contato, seu aquário vai ter uma crise de algas.

A injeção de CO2 pode ser feita de varias formas, você pode ter um injetor caseiro (que é feito assim migre.me/16zJL), um cilindro ou um kit com aerosol. O caseiro é o mais barato, mas é o que exige mais dedicação do aquarista, porque ele tem que trocar a mistura frequentemente, o cilindro é o mais caro, mas tem alta durabilidade e o kit com areosol é o meio termo, não é tão caro, dura bastante (mas não tanto quanto o cilindro) e é de fácil manutenção.

Iluminação

Algo indispensável ao montar um aquário plantado é ter uma boa iluminação, essa, além de deixar o aquário bem destacado no ambiente, é fundamental para as plantas poderem fazer a fotossíntese.

Para uma boa iluminação do seu aquário, você precisa de 0,7 a 1,3 W/l e um fotoperiodo (tempo que as lâmpadas ficam acesas) de 8 a 12 h/d.

Se seu aquário for muito alto (mais que 60 cm) sua iluminação tem que ser ainda mais forte.

Hard Scape

Essa é a parte mais importante do seu aquário plantado. O hard scape são os troncos e pedras que você vai por no aquário  e, se for bem feito, fará toda a diferença no resultado final. Nos troncos e pedras você pode por algumas plantas como o Musgo de Java, a Microssorum, a Riccia ou Anubias...

 

Layout

O layout do aquário é o jeito que você vai por suas pedras, troncos e plantas. Você pode fazer o layout do seu aquário em “U”, no formato “Espelhado”, no formato de “Ilha” e no formato “Triangular”. Na hora de escolher o Layout do seu aquário, leve em conta o lado estético e o espaço do aquário. Se você tem um aquário pequeno, tente optar por Layouts que ocupem pouco espaço, como o Triangular e o Ilha.

 

 

Rafael Rusth